A música na Educação da Criança

Hoje tive o privilégio de estar presente numa formação conduzida pela Dtª Ana Maria Ferrão. O tema desta formação era a: "A Música na Educação da Criança"

Foi óptimo poder partilhar do meu tempo com uma uma pessoa tão extraordinária e que acima de tudo revelou um imenso amor por aquilo que faz.

"O jardim-de-infância é um local óptimo para, com a ajuda da música, viver sentimentos. «Há músicas alegres, tristes, de todos os estilos», e a criança, conforme o momento em que se encontra, vai gostar de uma ou de outra. O que é importante, insiste Ana Ferrão, é habituá-la a ouvir música de qualidade, seja popular, clássica ou de qualquer outro género. Em casa, passa-se o mesmo, o ambiente deve favorecer e estimular o gosto por ouvir o que há de melhor, em todos os estilos, à medida que a criança vai crescendo, até à pré-adolescência e adolescência. Se uma criança cresce e se desenvolve imersa em musicalidade, sem preocupações em relação à aprendizagem, quando chega o momento de lhe ensinarmos música, ela, na verdade, já viveu tudo. Basta pôr um nome em todo esse potencial de vivências e de sentimentos." 

De uma forma muito simples, partilhou ideias/recursos para podermos desenvolver com bebés e crianças.

No final fiquei com imensa vontade de poder colocar em prática, pelo menos um bocado do que aprendi hoje.


Comentários