Ser Educadora de Infância


Ser Educadora de Infância é isto e muito mais. Não só a partir dos 3 anos, porque a valência de creche tem de ser valorizada.
Gosto da profissão que escolhi e de trabalhar com o que de melhor existe as crianças.


"Pensava que ser educador de infância era passar o dia a brincar com as crianças? 
Nada disso, ser educador de infância é muito mais, é ter uma profissão tão apaixonante, como desgastante, que exige trabalho árduo ao longo de todo o dia de tempo lectivo (já sem falar no não lectivo!). 
É ter uma sala com (até) 25 crianças, de idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, e muitas vezes com uma ou mais crianças com necessidades educativas especiais. 
É, prioritariamente, estabelecer uma relação afectiva estável e forte com cada criança. 
É criar um ambiente estimulante, através de actividades lúdicas que levem à curiosidade e desenvolvimento das várias faixas etárias que compõem o grupo, num clima calmo e tranquilo. Articulam-se os vários conteúdos, que vão desde a formação pessoal e social, ao domínio das expressões, motora, dramática, plástica, musical, ao domínio da linguagem oral e abordagem à escrita, matemática, ciências e novas tecnologias. 
É ter uma sala em que as crianças aprendem a trabalhar por grupos de forma organizada. 
É articular permanentemente com as famílias o trabalho realizado. 
É um trabalho sério, exigente, muito específico e de grande responsabilidade. 
Reflete-se sobre cada situação concreta, planeia-se, avalia-se, reformula-se e avança-se tentando sempre melhorar, chegar mais longe. 
Poderão interrogar-se: mas afinal o que têm os educadores de diferente? Todos os docentes fazem isso! 
É que falamos de crianças entre os 2/3 e os 6 anos, e se aqui se descreve em poucas frases o trabalho que se desenvolve de uma maneira global, pô-lo em prática é uma verdadeira aventura, que recomeça todos os dias, que nos absorve totalmente, exigindo uma forma física fantástica, sempre boa disposição, disponibilidade e facilidade em viver em barulho constante. 
É saltar, pular, correr, manter um ambiente divertido e mágico todos os dias porque estamos a falar de crianças muito pequenas, com pouca capacidade de atenção / concentração e é preciso corresponder àquilo que elas precisam, captar-lhes a atenção e o interesse, que, como todos sabemos, a energia das crianças de tenra idade é muito difícil de esgotar. 
Aconselho todos os que lerem esta crónica, a passarem uma tarde numa sala de jardim-de-infância, para mais facilmente perceberem o que tento transmitir."

Excerto de texto da educadora Fernanda Tadeu, que por acaso é esposa do primeiro-ministro, partilhado por Rita Rodrigues de Sousa no grupo Educadores de Infância.


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